sexta-feira, 30 de março de 2012

 

5 de janeiro de 2012

Dicas para Escolha da Cor do seu Cabelo!

Hello people!

Como foi a virada de ano? Aqui foi muito bom e o show de fogos lindo, apesar dos carros com música ruim alta e da chuva! rs

Bem, o post de hoje vem de mais um tipo de comentário bem frequente aqui no Blog daChibiRoom, aquele famoso "qual cor combina mais com meu tom de pele? qual cor eu deveria usar?".

Como já tive muitas cores, já aconteceu demais de eu achar que uma cor não seria legal e no final ela ser a minha preferida, ou eu achar que seria a melhor cor e no final acabar ficando pouquíssimo com ela.

Sendo assim, com base na minha experiência capilar, hoje deixo aqui algumas dicas pra vocês escolherem a cor do seu cabelo sem se arrepender depois!

O Tom de Pele:

Sinceramente, quando vejo aquelas tabelas que mostram a cor de cabelo ou maquiagem para cada tipo de pele, "o que pode e o que não pode", eu tenho vontade de me jogar da janela fico muito incrédula. rs

Em primeiro lugar: Todo mundo pode o que quiser, o importante é se olhar no espelho e gostar do que vê. Não se deixem limitar pelo que alguém estipulou como ideal de "correto" ou "o que não pode", porque esse ideal é algo ilusório. Não existe uma regra absoluta, e fazer algo que não te agrada completamente apenas para agradar os outros é uma tremenda violência para consigo mesma.
Em primeiro lugar vem a nossa aprovação em relação a nós mesmas, e desde que ela seja verdadeira, ela é independente da aprovação dos "especialistas" em moda e do povão "bege" por aí.

Eu sou branca, descendente de Italianos. Meu cabelo natural é castanho escuro e meus olhos são castanhos também. Se formos levar em consideração o padrão, as cores frias não combinam comigo, pois me deixariam ainda mais pálida, então o ideal são as cores quentes, pois equilibram essa "falta de cor" da minha pele. Já se você é branca bem rosada (geralmente meninas loiras naturais e de olhos claros), as melhores cores de acordo com o padrão são as cores frias, já que as cores quentes deixariam-nas com a pele ainda mais rosa.

De fato, eu realmente fiquei muito bem de cabelo rosa e de cabelo vermelhão, que são cores quentes. Porém sempre gostei de Azul e por essa ideia de ser uma cor fria, sempre imaginei que não combinaria nada comigo. Todo mundo me dizia que eu estava certa, que ficaria extremamente pálida, com cara de doente.
Eis que pintei o cabelo de Azul Escuro pela primeira vez, achando que ficaria pouquíssimo com a cor por não combinar. E não é que virou praticamente minha cor favorita?
Ficou melhor do que eu imaginava, e todo mundo se surpreendeu porque não fiquei com cara de doente. Simplesmente a cor combinou mais do que o Rosa, o Laranja, talvez tenha ficado até mais bonito que o vermelhão. Todas essas são cores quentes.

Já o Laranja, que é uma cor quente e deveria ter se encaixado bem no meu tom de pele, por algum motivo não ficou legal. Não sei dizer bem o porque, mas você olha no espelho e acha que está faltando alguma coisa. A cor simplesmente não se encaixa, vai entender...(ainda farei um post com a minha "timeline capilar")

Conclusão: Nem sempre se seguir o Padrão, as tabelas, a lógica de cores opostas e complementares procurando pelo Ideal, você vai obter o melhor resultado ou o que realmente combina mais com você, te valoriza. Sendo assim, o tipo de pergunta "qual cor mais combina com minha pele?" não é a mesma coisa que perguntar "com qual cor eu vou me sentir mais bonita?".

As Roupas:

Sei que a princípio pode parecer meio estranho escolher a cor do cabelo pela cor das roupas, mas acreditem, não é legal ter que usar só metade do seu guarda-roupa porque seu cabelo não combina com o resto das suas roupas! =O

Eu já tive o cabelo amarelo gema-de-ovo. Por mais que pareça estranho, eu gostava daquela cor! hehe
O grande problema dela era que não combinava nadinha com minhas roupas. Combinava com roupas brancas, roupas pretas, e roupas rosas. Só.
Acabei tendo que aposentar muitas roupas, ficava com poucas opções do que vestir porque todo o resto das cores não ficava legal com o amarelão. Acabou que logo tive que mudar a cor do cabelo.

Conclusão: se não quer perder parte do seu guarda-roupa, dê uma olhada nas roupas que possui, nos seus modelitos favoritos, e imagine se eles combinam com a cor que pretende tingir.
e a quantidade absurda de gente me chamando de lady gaga na época ¬¬'

A Reação das Pessoas:

Ainda que hoje em dia as pessoas estejam um pouco mais acostumadas a ver gente com cabelo colorido por aí , ainda tem muita gente que vai apontar na rua, neguinho que vai gritar lá do outro lado da rua pra chamar atenção, fazer piadinha, etc etc.
Infelizmente não tem como fugir disso. O grande lance é não se importar, até porque se formos pensar pra valer, a reação do tipinho de gente que adota esse comportamento é irrelevante no final. Não vai colocar mais comida na mesa nem dinheiro no nosso bolso, e nem tirar, então porque se importar, não é mesmo? rs

Mas indo direto aos fatos: quanto mais clara ou berrante a cor for, maior a quantidade de gente que vai olhar e gritar. Se for um tom mais escuro (como o meu), a quantidade diminui, mas ainda assim existe.

Conclusão: Ao escolher a cor, especialmente caso queira uma tonalidade berrante, esteja preparada para seguir a sua vida normalmente mesmo com a gentinha sem-noção enchendo o saco.

A Manutenção:

Aí está outro fator importantíssimo. Algumas cores são de manutenção mais fácil que outras.

Por exemplo, cores em tons pastéis necessitam 2 descolorações. Se você usa um tom pastel nas pontas do cabelo, fará duas descolorações, tingirá, e não precisará se preocupar com retoque de raíz, o que é um grande pró. Porém terá o contra de que as pontas naturalmente são a parte dos cabelos que se danificam mais facilmente, então terá que fazer uma hidratação semanal, usar um reparador de pontas, evitar ao máximo chapinha e secador, e caso fizer, usar um produto termo-protetor.

Caso vá tingir o cabelo todo em alguma cor em tom pastel, além das 2 descolorações iniciais para que o cabelo fique quase branco e a cor pegue realmente num tom bem clarinho, terá o problema de logo a raíz começar a aparecer. Se ficar 1 mês sem retocar a raíz, vai ficar 1cm preto aparecendo, o que não combina nadinha com tons pastéis. Ao menos eu acho que desvaloriza bastante a cor.

Já os tons escuros necessitam de apenas 1 descoloração, e mesmo com a raíz de 1cm aparecendo, ela fica praticamente invisível. As cores escuras são mais interessantes para quem quer retocar a raíz de 2 em 2 meses, até 3 se você tiver preguiça. rs
O contra das cores escuras é que, dependendo do tom, será dificil de voltar pro loiro quando quiser tingir de outra cor. Em compensação alguns escuros logo desbotam rápido, vai precisar ficar retocando sempre a cor. Mas isso varia muito da tinta e diversos outros fatores.

Os tons berrantes geralmente levam também apenas 1 descoloração, mas isso vai variar da cor. Essas cores também muitas vezes não ficam feias se começar a crescer uma raíz, dá pra levar um tempo sem retocar.
Os contras é que a maioria delas é dificil de desbotar para trocar de cor depois, tende a grudar bastante no cabelo, e aí só descolorindo de novo pra sair, o que acaba correndo risco de danificar muito o cabelo se não hidratar bastante.

Conclusão: Na minha opinião, as cores de mais fácil manutenção são as escuras, porque dá pra conviver por um tempo com a raíz aparecendo, não precisa descolorir mais de 1 vez, e mesmo desbotando ela tende a continuar num tom bonito e ainda escuro por um tempo. Depois vem as cores berrantes, e por ultimo as cores pastéis, essas sem sombra de dúvida as mais trabalhosas para quem não tem um cabelo loiro natural.

A Dica:

Se você nunca tingiu o cabelo com cores fantasia e ainda não decidiu a cor usar por ter medo que não fique bem, ao invés de logo na primeira vez já tingir o cabelo todo, comece por mechas.
Separe uma mechinha próxima ao rosto, faça a descoloração e pinte da cor desejada. Com a mecha pronta, puxe o cabelo todo pra trás, deixe apenas a mechinha próxima ao rosto, e analise se a cor combina ou não.
Você pode também comprar apliques de mechas de fio natural. O importante é começar com algo pequeno, por que caso não goste, basta passar de volta uma tinta próxima a sua cor natural.


É importante ser paciente. Dificilmente algo feito de forma impulsiva será a melhor opção.

Aproveito pra deixar outros posts muito interessantes pra quem ainda não se decidiu sobre cor ou quer mais informações sobre a manutenção de cabelos coloridos:

As Tintas Fantasia
As Marcas de Tinta Fantasia
7 Dicas da Chibi para Manter sua Cor de Cabelo por Mais Tempo
Alisamentos Compatíveis com Descoloração e Tintas Fantasia
Regras e Sacrifícios para um Cabelo Colorido Bonito


Para mais posts sobre cabelos e tintas, só clicar na sessão de "Cabelos" na Estante Chibi aí na lateral direita. ;)

http://www.chibi-room.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário