sexta-feira, 30 de março de 2012







HELLO METAMORFICAS *o* 


Hoje vou comentar sobre outra dúvida que vejo muito por aí, que é a questão dos alisamentos compatíveis com tintura. Isso serve tanto para tinturas tradicionais como as tintas fantasia, porém como vocês sabem que sou adepta das tintas fantasia, meu foco será elas.

Brubs, fiz alisamento e agora quero tingir meu cabelo, vai estragar?

Dizer assim "alisamento" é algo meio genérico demais. Existem vários alisamentos, escovas, selagens, com uns mil nomes por aí. A primeira coisa a se fazer quando quer pintar o cabelo, seja com tintas fantasia ou com tinturas tradicionais, é perguntar ao seu cabeleireiro não apenas o nome do alisamento que usou, mas quais os componentes principais( porque sinceramente se tu não perguntar e for pintar aaa minha filha tchau jubinha foram bons os momentos que passamos juntos os segredos etc e talz) .

ps.: não adianta perguntar só o nome pois há muitos cabeleireiros que compram um produto pronto e depois "batizam" com outras substâncias separadamente para intensificar o efeito, sendo assim se pretende pintar é importantíssimo se informar quanto aos componentes que estão sendo usados ( e se ele foi batizado e virou um produto paragueixon).

Indo direto ao ponto,  abaixo 4 tipos de alisamento mais comuns, e se eles são compatíveis com descoloração/tintura:

Guanidina - não.
Hennê - PELO SANTO DEUS ACHO QUE NÃO TENHO NEM QUE FALAR FILHA QUER FICAR CARECA ME TACAR ISSO AI BJS.
Formol - sim( mas como muitas sabem formol não se é usado mais).
Amônia - sim, mas arriscado( tão arriscado que é possível tu ir parar no hospital acreditem já comprovei esse lndo caso com uma amiga que não me ouviu BURRA te amo miguis).



Brubs, mas a tinta fantasia não é uma tinta vegetal? Se ela não tem química forte, não deveria ser compatível com qualquer alisamento?
R: A tinta fantasia realmente é uma tinta vegetal, bem leve, porém nenhuma tinta fantasia vai pegar no seu cabelo se não descolorir antes, e é a descoloração o grande problema na questão da compatibilidade. Você só não precisará descolorir se já tiver um cabelo loiro claro natural ( mas recomendaria você descolorir nem que seja com ox 10).


Brubs, fiz um alisamento com produtos não compatíveis com descoloração/tintura, mas só agora fiquei sabendo que não são compatíveis, mas quero pintar com tinta fantasia e vou precisar descolorir, e agora?
R: Não tem escapatória, o único jeito de se livrar do alisamento é cortando o cabelo que está com a química ( se você acabou de fazer não seja Jones e me vá passar máquina 2 para parecer o bem o Jones  ¬¬) . Não posso nem dizer para esperar uns meses, esperar a química perder o efeito, porque no caso desses componentes não rola.



Escova Progressiva - A Solução para quem quer Cabelos lisos, hidratados, e coloridos!

A base da Escova Progressiva é o formol (não usado mais) e a queratina. A queratina age como um mega-reconstrutor, o que é perfeito para cabelos muito danificados, ou que passam por procedimentos agressivos como descoloração. O formol serve como um tipo de película que irá manter os fios alisados e hidratados pelo maior tempo possível. O "Progressiva" se dá ao fato de que é uma Escova que não vai deixar seu cabelo liso para o resto da vida com apenas uma aplicação. Na verdade se trata de uma Escova que nas primeiras aplicações vai durar cerca de 3 meses, mas a medida que você vai reaplicando ela vai durando mais e mais tempo.

Por mais que você encontre por aí a Escova de Morango, Escova de Chocolate, Escova de Cristal, Escova Marroquina, Escova do tralalá e etc, não importa, a base delas é toda igual, o diferencial fica em componentes extras que podem servir para dar mais brilho, ou mais maciez, ou funcionar como um intensificador da reconstrução.

Eu faço a minha escova progressiva caseira já há 3 anos, mas se fosse recomendar uma eu recomendaria a Marroquina, que foi a única que fiz no cabeleireiro antes de aprender a fazer a minha própria, e gostei demais dos resultados.

Os Prós da Escova Progressiva:
- É compatível com tintura e descoloração
- Salva cabelos danificados, hidrata muito!
- Alisa

Os Contras da Escova Progressiva:
- Tira o volume do cabelo (o que é péssimo pra pessoas que já não tem muito volume por causa dos fios naturalmente finos, como eu)
- Em excesso, pode deixar as pontas com aspecto "reto", sem aquela maleabilidade dos cabelos lisos naturais


As Dicas para quem faz Progressiva:
- Use shampoo sem sal
- Não lave o cabelo todo dia
- As dicas do post sobre Manutenção de Cor
- Não use queratina em tratamentos pois a Escova Progressiva já possui queratina, e a queratina em excesso tem efeito contrário a reconstrução, ela vai danificando as pontas. Os tratamentos com queratina podem vir com pausas de 30 dias.
- Cabeleireiros dizem que não há problema em se fazer a Escova Progressiva de 15 em 15 dias, mas além de desnecessário eu acho que as chances de ser prejudicial são maiores do que se a Escova Progressiva fosse feita a cada 2 ou 3 meses, tanto pelo risco do excesso de queratina ir endurecendo e quebrando as pontas, quanto pelo contato contínuo com o formol, que todos estão cansados de saber que se não estiver na porcentagem correta pode ser extremamente tóxico.


E pra finalizar, outra dúvida frequentíssima do pessoal:

Chibi, quero fazer progressiva e pintar meu cabelo com tinta fantasia, mas não sei em qual ordem fazer os procedimentos!

1º - A Descoloração

A descoloração não pode ser feita após a progressiva pois ela tira o efeito da progressiva.
Salientando que a descoloração após a progressiva não vai destruir os fios, vai apenas fazer com que as escamas dos fios se abram, e vai retirar toda a química da progressiva, ou seja, todo o seu trabalho de fazer a progressiva vai por água abaixo (literalmente. rs).

2º - A Progressiva

A progressiva depois da descoloração é uma benção nessa vida! rs
Por mais que usando os produtos certos e fazendo a descoloração com cuidado você não vá danificar muito os fios, a Progressiva serve como um mega-hidratação, o que é perfeito para cobrir os danos da descoloração!

3º - A Tinta Fantasia

A Tinta Fantasia fica após a Escova Progressiva, vamos explicar o porque: Um dos procedimentos para a Escova Progressiva é lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos, shampoo esse que abre bastante as escamas dos fios, fazendo que eles fiquem mais receptivos a química da Escova Progressiva. Se você tinge o cabelo, e depois lava com anti-residuos para fazer a progressiva, você vai desbotar muuuuuuuito o cabelo, gasta muita tinta a toa.
O fato do cabelo já estar com Progressiva quando você for pintar não interfere em nada na penetração da tinta no fio, então ter a tintura como ultimo procedimento realmente é a melhor opção. (lembrando que você poderá tingir apenas depois da Progressiva descansar pelo cabelo por 1 dia)

Ah! E outra coisa interessante a ser dita, é que sempre que faço a progressiva em partes do cabelo que já estão tingidas, eu percebo que a cor do meu cabelo muda a tonalidade. Meu cabelo é azul, então depois da progressiva ele fica meio esverdeado. Achei interessante e fui pesquisar, e vi muita gente com outras cores de cabelo dizendo que a progressiva realmente altera um pouco a cor, "amarela", sendo assim, esse é mais um motivo pra deixar a pintura para o final.

Kisses and Hugs

Nenhum comentário:

Postar um comentário